quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Atividade e-proinfo 1.1

O desafio de transformar a informação em conhecimento


A leitura dos textos remete-nos a algumas reflexões. A escola não é o único local que ocorre a aprendizagem e a mesma exige tempo e continuidade ao longo da vida
A sociedade da aprendizagem constitui-se na tentativa de aprender o indispensável para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico. Agora estamos na sociedade da informação que exige uma nova concepção de aprender e ensinar. O uso das tecnologias existentes no meio social, permitiu o acesso a informações, entretanto, não basta saber usar a tecnologia e sim aprender a olhá-la com olhos críticos, o que exige competências cognitivas.
Então, o desafio da escola atual é formar os alunos para que tenham não só o acesso aos computadores mas que assimilem a informação com capacidades de aprendizagem e de forma critica.Vivemos na era das incertezas, já não existem verdades absolutas é preciso dialogar com essas incertezas. A escola para desenvolver a cultura da aprendizagem requer que nas diferentes áreas do currículo ensinemos aos alunos cinco tipos de conhecimento: competências de aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.A tecnologia nas escolas deverá trazer mudanças no processo do ensino aprendizagem. Isso, implica a formação de cidadãos criativos, co-autores e com senso crítico. O aluno deverá aprender a aprender.
Portanto, a palavra chave é conectividade e o uso do computador e outros aparelhos tecnológicos se fazem necessários para que essa mudança de postura educacional aconteça. O uso consciente e ético do computador favorece o construtivismo e contribui para a melhoria de qualidade das aulas e do ensino aprendizagem. Logo, os professores precisam se preparem para este grande desafio.

           

                                                           Célia Gomes Faria Moraes


Nenhum comentário:

Postar um comentário